História
Em 1998, sentindo as necessidades sociais do Concelho, foi criada uma Comissão Instaladora no sentido de se fundar uma nova Santa Casa da Misericórdia no Bombarral.
A instituição particular de solidariedade social adquire personalidade jurídica, mediante a participação efectuada pela autoridade eclesiástica competente e recebida em 22 de março de 1999.
Atenta ao envelhecimento populacional do concelho, a Misericórdia, inicialmente com o incentivo do Instituto para Desenvolvimento Social através do Programa de Apoio Integrado a Idosos cria um Serviço de Apoio Domiciliário. Atualmente, a Santa Casa, através de acordos de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, dá apoio a 65 idosos do concelho. Pretende-se com este serviço colmatar a insuficiência de serviços de apoio a idosos do concelho.
Simultaneamente e, após um diagnóstico das necessidades da freguesia do Carvalhal, a Misericórdia foi gestora do projeto Escalar, promovido pela Câmara Municipal do Bombarral.
O projeto ESCALAR – Estratégia Social Comunitária para Animar Liderar Autonomizar e Reconverter – era um projeto de desenvolvimento socioeconómico da freguesia do Carvalhal, viabilizado com os incentivos do Comissariado Regional do Sul de Luta Contra a Pobreza, tendo desenvolvido uma várias atividades fundamentais para esta freguesia. Destacam-se os apoios para a melhoria das habitações, um serviço de ATL, uma sala para idosos, um serviço de apoio domiciliário para a freguesia, assim como, o apoio psicossocial a todos os residentes necessitados da freguesia e acompanhamento socioprofissional e escolar. O projeto ESCALAR terminou em 30 de setembro de 2004 e a Santa Casa manteve as valências de ATL, Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário, através de acordos de cooperação com a Segurança Social de Leiria.
Em 2005, a valência ATL encerrou, atendendo ao baixo número de inscrições devido ao alargamento do horário escolar.
Em Novembro de 2007, a Santa Casa da Misericórdia do Bombarral inaugura o Hospital Casimiro da Silva Marques, projeto orçado em cerca de três milhões de euros, integrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados. O hospital possui 40 camas com as seguintes tipologias: Convalescença, Média Duração e Reabilitação e Longa Duração. Possui ainda uma unidade de serviços de medicina física e de reabilitação, além de prestar serviços de consultas de especialidade e um centro de enfermagem.
A Santa casa da Misericórdia de Bombarral foi entidade promotora de um Curso de Geriatria, através do apoio do POPH. Este curso iniciou-se em novembro de 2008 e deu formação a vinte formandas que terminaram o curso com equivalência ao 9.º ano de escolaridade.
A Misericórdia é ainda parceira da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco do Bombarral procurando, desta forma, contribuir de forma ativa para o desenvolvimento social do concelho.
É entidade mediadora do PCAAC (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados) que visa a distribuição de produtos alimentares provenientes da UE pelas famílias carenciadas do Concelho.
Além do atrás mencionado, a Santa Casa é entidade parceira da Rede Social do Bombarral, da Escola Fernão do Pó, da Associação Ligar à Vida, entre outras, o que torna representativo a importância da instituição no concelho.
São ainda de destacar outras ações levadas a cabo pela Misericórdia, no âmbito do Voluntariado, como por exemplo, o Curso de Português para Estrangeiros dirigido a populações emigrantes necessitadas de apoio no sentido da promoção da inclusão social, ou a Festa de Natal para as crianças carenciadas do concelho.
Para finalizar, resta dizer que a Santa Casa da Misericórdia do Bombarral conta com mais de 800 irmãos, factor demonstrativo da força e da representatividade que esta instituição tem para o concelho do Bombarral.