Guia do Acolhimento
Bem-vindo ao Hospital Casimiro da Silva Marques
Um acolhimento tranquilo e esclarecedor é o primeiro passo para que se sinta melhor.
Esperamos que este guia lhe seja útil e que contribua para o seu conforto e bem-estar.
DIREITOS E DEVERES DOS CUIDADORES PRINCIPAIS OU REPRESENTANTES LEGAIS
O(a) cuidador(a) principal do utente internado na UCCI têm direito:
- A ser envolvido no processo de acolhimento do utente
- A participar na elaboração do plano individual de intervenção e a acompanhar a evolução da situação do utente
- A acompanhar o utente durante o horário estabelecido, participando na toma das refeições e outras actividades desde que não seja posta em causa a privacidade e descanso dos outros utentes
- A ver respeitadas as suas decisões quanto aos procedimentos a adoptar quando o utente não reunir comprovadamente condições para o fazer.
O(a) cuidador(a) principal do utente internado na UCCI tem o dever de:
- Fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para a obtenção de um correto diagnóstico e adequado tratamento;
- Colaborar com os profissionais da UCCI e da rede no sentido da promoção da autonomia e reabilitação do utente, sempre que tal seja possível e ainda no que diz respeito à sua reintegração social;
- De colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que são dadas (nomeadamente sobre alimentação, risco de queda, etc.)
- Honrar os compromissos assumidos pelo utente, sempre que este não o possa fazer, nomeadamente os relacionamentos com os encargos decorrentes da prestação de cuidados de apoio social.
O QUE DEVE TRAZER
No momento em que é formalizada a sua admissão e ao longo do internamento, os elementos da equipa da Unidade poderão solicitar-lhe a seguinte informação:
- Cópia do Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão / Passaporte / Titulo de Residência;
- Cópia do Cartão do Utente;
- Cópia do Cartão de Beneficiário de Subsistema de Saúde (ADSE, SAMS ou outros), caso exista;
- Cópia do Cartão de Contribuinte;
- Cópia do Boletim de Vacinas;
- Relatórios médicos que tenha em seu poder e se revelem necessários;
- Exames Complementares de Diagnóstico realizados anteriormente e que estejam na sua posse;
- Listagem dos medicamentos que toma habitualmente;
- Indicação de eventuais alergias;
- Contacto dos seus familiares mais próximos / cuidador.
Em caso de necessidade, deve pedir a colaboração dos seus familiares / cuidador, no sentido de fornecer a informação e documentos que lhe forem solicitados.
Objetos de uso pessoal
Deverá trazer:
- Pijama ou camisa de dormir; robe; chinelos, preferencialmente fechados;
- Roupa interior;
- Roupa confortável para vestir durante o dia;
- Sapatos confortáveis, ténis ou sapatilhas;
- Artigos de higiene pessoal (pente ou escova do cabelo, copo e escova de dentes, pasta dentífrica, gel / espuma de barbear, máquina / lâminas de barbear, etc.);
- Óculos, próteses dentárias, auditivas ou outras.
Poderá ainda trazer:
- Livros, revistas ou outros artigos para a ocupação do tempo;
- Uma moldura com fotografias, se desejar;
- Telemóvel.
Todos os objetos pessoais devem ser entregues devidamente identificados.
A unidade disponibiliza local individual para que o utente guarde as suas roupas e objetos pessoais.
É aconselhável que não traga objetos de valor ou elevadas quantias de dinheiro pois, no caso do seu desaparecimento, a unidade não se responsabilizará pelo facto.
Se tiver óculos ou próteses dentárias, guarde-os em caixa própria, não os deixando enrolados em lenços de papel ou compressas, pois podem ser, inadvertidamente, deitados no lixo ou na roupa suja.
Para não incomodar os outros doentes, por favor reduza o som do seu telemóvel para tão baixo quanto possível.
ALIMENTAÇÃO
A alimentação faz parte do seu processo de recuperação, pelo que devem ser respeitadas as orientações dadas pelos profissionais de saúde, que terá sempre em conta as suas preferências e o seu regime alimentar.
A Instituição tem uma Nutricionista que providenciará uma dieta adequada a cada utente. No entanto, se preferir os alimentos que lhe trazem do exterior, deve comunicar ao Enfermeiro Responsável, para que ele o possa informar sobre eventuais restrições decorrentes do seu estado de saúde.
As refeições são servidas no seguinte horário:
- Pequeno-Almoço – 9h:00m às 9h:30m
- Almoço – 12h:00m às 13h:00m
- Lanche – 16h:00m às 16h:30m
- Jantar – 19h:00m às 19h:30m
- Ceia – 22h:00m
Se assim o desejar, os seus familiares e amigos podem permanecer junto de si durante as refeições e podem apoiá-lo, colaborando consigo na toma das mesmas.
ATIVIDADES
A unidade tem planeado um conjunto de atividades diárias de reabilitação, de entre as quais se destacam a fisioterapia, a terapia da fala e a terapia ocupacional, que visa contribuir ativamente para a sua recuperação. O horário das atividades será agendado com o terapeuta e, posteriormente, informado.
A Unidade desenvolve outras atividades que têm como objetivo a ocupação dos tempos livres e a manutenção de uma vida ativa, contribuindo para a sua recuperação global. A pintura, música, trabalhos manuais, artesanato, jogos de mesa, festas comemorativas e passeios turísticos são algumas das atividades que pode realizar e que são desenvolvidas sob orientação da animadora sociocultural. Os dias e as horas marcados para estas atividades são afixados semanalmente nos pisos no placard de informação.
A participação naquelas atividades é voluntária.
Estão ainda disponíveis serviços / espaços de biblioteca e leitura bem como computador com acesso à internet, bem como wireless gratuito na área da sala de convívio.
Se tem algum gosto especial por algumas atividades ou passatempos, por favor informe a Equipa Técnica para que esta analise a possibilidade de a mesma vir a ser desenvolvida.
INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DO UTENTE
As informações sobre o seu estado de saúde ser-lhe-ão dadas pessoalmente pelo médico assistente e/ou pela enfermeira-chefe.
Complementarmente, apenas serão dadas informações sobre o seu estado de saúde aos familiares / cuidador principal prévia e formalmente identificados por si para este efeito (nos casos em que os utentes reúnam condições para tal).
Outras informações serão dadas através de ligação telefónica para o número geral do HCSM (262 600 200), solicitando a ligação à extensão que se pretende contactar, indicando o nome do utente e a identificação de quem estabelece o contacto.
COMINICAÇÃO COM O EXTERIOR
Telemóvel / Telefone
Para comunicar com o exterior poderá utilizar o seu telemóvel pessoal.
Se tem dificuldades de mobilidade e não tem telemóvel, deve pedir ao enfermeiro de serviço para efetuar o contacto telefónico desejado.
Correio
Pode receber e enviar correspondência durante o período de internamento. Caso deseje utilizar o endereço deste Hospital peça, por favor, informações ao enfermeiro de serviço ou outro membro da Equipa Técnica.
Internet
O HCSM dispõe de acesso à internet, disponível na sala de convívio. Caso queira usufruir desta tecnologia peça, por favor, informações ao enfermeiro de serviço ou outro membro da Equipa Técnica.
ASSISTÊNCIA RELIGIOSA E ESPIRITUAL
Qualquer que seja a sua confissão religiosa ou orientação espiritual, pode pedir assistência dessa natureza durante o período de internamento, dando indicações nesse sentido à Equipa Técnica.
Caso necessite, existe um espaço para culto, meditação, onde os doentes, que o desejam, podem receber apoio espiritual, manifestando essa vontade à Equipa Técnica.
Existe uma capela, aberta aos utentes, amigos e / ou familiares, onde é celebrado a eucaristia, sendo as datas afixadas no placar.
OUTROS SERVIÇOS
Tratamento de Roupas
O tratamento de roupa e da responsabilidade do utente e família, salvo algumas situações avaliadas pela equipa multidisciplinar.
Cabeleireiro / Barbeiro
O HCSM disponibiliza um espaço para serviços de cabeleireiro / barbeiro, consoante as necessidades dos utentes.
Cafetaria
O Hospital dispõe de máquinas automáticas dispensadoras onde se poderão obter algumas bebidas ou alimentos.
Parqueamento e acesso
As visitas que se desloquem em viatura própria, podem estacionar no parque da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, respeitando as indicações do porteiro.
VOLUNTARIADO
A Instituição dispõe de um núcleo local de voluntariado, que, em estrita colaboração com os profissionais, presta apoio aos utentes em algumas das suas atividades diárias.
Os voluntários têm formação específica para as atividades que desenvolvem e estão fardados com bata de cor azul ou camisola com o logótipo da instituição e devidamente identificados através de cartão próprio.
PREVENÇÃO DE MAUS-TRATOS, ABUSOS OU NEGLIGÊNCIA
O Hospital tem em funcionamento uma política de prevenção de maus-tratos, abuso ou negligência, aplicável a presumíveis situações que ocorram no interior da Unidade.
O Hospital tem uma política de tolerância zero relativamente a maus-tratos, abusos ou negligência. Para além da sensibilização dos profissionais para estes aspectos, qualquer suspeita deste tipo de situação praticada por visitantes, outros indivíduos ou profissionais deverá ser comunicado, de imediato à Técnica Superior de Serviço Social que desencadeará as ações previstas na política interna de prevenção de maus-tratos, abusos ou negligência.
O Hospital prevê medidas para que não seja exercido nenhum tipo de retaliação na sequência da(s) queixa(s) apresentada(s), quer sobre a vítima quer sobre quem apresentou a queixa (caso não seja a vítima). A Direção do Hospital procurará proteger a vítima, nomeadamente pela vigilância ou outros meios que estejam ao seu alcance ou que possa acionar.
SUGESTÕES / RECLAMAÇÕES
As suas sugestões e/ou reclamações são muito importantes porque, através delas, poderemos melhorar os cuidados que prestamos.
Pode apresentar as suas reclamações / sugestões em impresso próprio, criado para esse efeito, ou, se desejar fazê-lo pessoalmente, pode comunicá-las verbalmente ao Diretor Clinico/Enfermeira-Chefe.
Pode ainda utilizar o Livro de Reclamações, bastando para esse efeito que o solicite na recepção ou ao Enfermeiro responsável pelo piso.
Inquérito de Satisfação
É também pedida a colaboração do utente ou familiar responsável pelo mesmo a colaboração no preenchimento do Inquérito de Satisfação do Acolhimento e Internamento, que lhe será entregue pela Técnica Superior de Serviço Social.
ALTA
A alta é um momento que vamos preparar consigo e com os seus familiares / cuidador ao longo da sua permanência no Hospital. Quando estiver planeada a data de alta, a equipa de profissionais no Hospital informá-lo-á com a devida antecedência. O nosso objectivo é que a equipa o ajude a preparar o seu regresso a casa, em articulação com os familiares / cuidador, proporcionando-lhe a informação e ensino necessário para que adquiram as competências desejadas para um regresso sem sobressaltos.
Não hesite em expor as suas dúvidas ou problemas aos profissionais do Hospital, pois o seu esclarecimento é fundamental, particularmente no que respeita à terapêutica, alimentação, atividades de vida diária, hábitos e rotinas, pois deverão ser adequadas à sua situação atual.
No momento da alta, ser-lhe-á entregue a nota de alta multidisciplinar para que fique assegurada uma efetiva continuidade da prestação de cuidados.
A alta a pedido do utente implica o preenchimento de um impresso próprio, que deve ser solicitado ao Enfermeiro Responsável ou à Técnica Superior de Serviço Social, sendo assinado pelo próprio ou pelo seu representante legal.
A alta por falecimento é comunicada, preferencialmente, pelo médico, ou na sua ausência, pelo Enfermeiro responsável.
A saída das instalações do Hospital deve ser feita com a prévia autorização do Médico Assistente e após preenchimento de impresso próprio existente no piso.
Se necessitar, pode solicitar declaração de internamento relativo ao período em que permaneceu neste Hospital.
O transporte do utente do Hospital para o domicílio é da responsabilidade do utente ou dos seus familiares / cuidador, sendo os custos associados assumidos por estes.
AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO
Visando a melhoria contínua da qualidade dos cuidados e serviços prestados, gostaríamos de conhecer o seu nível de satisfação relativamente às várias dimensões associadas à sua estadia no Hospital e à experiência vivida.
Nesse sentido, agradecemos que preencha o Questionário respectivo (ou peça ajuda para o fazer) e que o entregue ao Administrativo e/ou Técnica Superior de Serviço Social, pois só com a sua colaboração podemos melhorar o nosso serviço.